Atendimento
Tratamento Fonoaudiológico Especializado e de Excelência
Atendimento Especializado em Fonoaudiologia
Atendimento Humanizado e Baseado em Evidências Científicas Atuais
A Open Minds oferece atendimento fonoaudiológico de excelência pautado em evidências científicas atuais com profissionais habilitados e com grande expertise
Protocolo de Avaliação Validados
Uso de Protocolos de Avaliação validados para a população brasileira nas diferentes áreas de tratamento fonoaudiológico para oferecer avaliação com maior grau de sensibilidade para detectar alterações e permitir diagnóstico preciso
Medidas Objetivas
Uso de medidas objetivas e documentação para complementar à avaliação fonoaudiológica e acompanhar a evolução do tratamento proposto
Gerenciamento Fonoaudiológico
Por meio de orientação, treinamento e capacitação dos pacientes e familiares para autoavaliação e adequado manejo e gerenciamento fonoaudiológico das alterações
Uso de Tecnologias Atuais
Uso de fotobiomodulação, eletroestimulação, eletromiografia de superfície quando indicado
Terapia Manual
Utilização de técnicas manuais para prevenir e tratar as diferentes alterações fonoaudiológicas
Dispositivos Respiratórios
Uso de dispositivos e incentivadores respiratórios como coadjuvante no tratamento de alterações na voz, fala, deglutição, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e queimados
Oferecemos Atendimento
Especializado e Personalizado
Atendimento Fonoaudiológico de Excelência, Humanizado e Individualizado
Amamentar pode não ser uma tarefa fácil, principalmente quando as mães não recebem orientação adequada no período da gestação ou mesmo após o nascimento do seu bebê.
O atendimento fonoaudiológico tem por objetivo instruir e acalmar essas mães, estabelecendo o vínculo mãe-bebê e criando um ambiente familiar propício, no qual as pessoas ao redor entendam e auxiliem o processo.
O acompanhamento é muito importante ao longo da primeira infância (0 a 6 anos) Destaca-se as fases de retorno da mãe ao trabalho e na introdução alimentar (6 meses).
Alterações na fala em decorrência de lesões neurológica (cérebro, cerebelo, etc), podem acarretar em alterações na respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia, nos casos de disartria. Já na apraxia, há alteração no planejamento motor, o que resulta em uma desordem na execução dos movimentos orofaciais e na articulação dos sons da fala. O atendimento fonoaudiológico para essas alterações conta com um adequado planejamento e uso de equipamentos, caso indicado, o que favorece os resultados e a evolução do caso.
Disfagia é quando há a dificuldade de deglutir, seja alimentos, líquidos, ou mesmo a própria saliva.
Ela pode ser decorrente de diversas doenças, seja de origem neurológica, por traumas, cirurgias, câncer na região de cabeça e pescoço, uso de medicamentos e processo de envelhecimento.
O tratamento fonoaudiológico se inicia por uma avaliação da musculatura orofacial, visando a verificação de possíveis alterações na mobilidade, força e precisão dos movimentos de face, lábios, língua e bochechas, voz, seguida da avaliação funcional da deglutição com a oferta de alimentos em diversas consistências.
A terapia para a deglutição contempla exercícios ativos e passivos, treinamento de consistências alimentares e orientações aos pacientes, familiares e cuidadores, a fim de proporcionar uma alimentação sem risco de causar infecções pulmonares.
Disfonia é quando há alteração da qualidade vocal, como voz rouca ou grave, falhas ao falar muito e excesso de esforço para falar que acomete pessoas de diversas idades.
É realizada uma avaliação vocal completa do paciente, contemplando anamnese, protocolos de qualidade de vida, análise perceptiva auditiva e acústica, entre outros.
Após esta etapa, inicia-se o tratamento fonoaudiológico por meio da execução de exercícios, além de orientações de higiene vocal e comunicação.
Paralisia facial é perda parcial ou total dos movimentos da face, podendo ser congênita, idiopática, traumática, decorrente de sequela de cirurgia e por infecções no ouvido (otite média). A intervenção fonoaudiológica contempla uma avaliação completa com medidas da face e da musculatura orofacial. Seu atendimento pode envolver a utilização da fotobiomodulação, técnicas de terapia manual, crioterapia, bandagem elástica terapêutica e eletroestimulação.
Trauma de Face
O Traumatismo craniofacial acomete tecidos e estruturas ósseas na face, ocasionando sequelas estéticas e funcionais e consequentemente deformidades e limitações permanentes. Para minimizar tais sequelas, o atendimento fonoaudiológico tem por objetivo reduzir o inchaço (edema), aliviar a dor, restabelecer os movimentos faciais e assim restabelecer as funções como mastigação, fonoarticulação, deglutição e respiração.
Pacientes submetidos à cirurgias e/ou radioquimioterapia necessitam de avaliação e terapia fonoaudiológica para retorno da alimentação, fala, voz e movimentos faciais.
Na ausência desse acompanhamento e tratamento, as funções acima citadas podem não se restabelecerem, ou ficarem prejudicadas de forma permanente, causando transtornos ao paciente e piora da sua qualidade de vida.
A queimadura é uma lesão causada por agentes térmico, químico, elétrico ou radioativo destruindo parcial ou totalmente a pele, podendo atingir tecidos mais profundos, como subcutâneo, músculos, tendão e ossos.⠀O principal objetivo fonoaudiológico junto ao paciente queimado é minimizar as sequelas e restabelecer as funções mastigação, fonoarticulação, movimentos faciais, deglutição e respiração. O atendimento pode envolver técnicas de terapia manual, fotobiomodulação e numa fase a posteriori bandagem elástica terapêutica.
A SAOS consiste em episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono e manifesta-se com a redução (hipopneia) ou cessação completa (apneia) do fluxo aéreo. A terapia fonoaudiológica, caso indicada, tem por objetivo adequar o tônus e o posicionamento da musculatura da orofaríngea. O atendimento contempla o auxílio na indicação e adaptação da máscara para CPAP, terapia manual, fotobiomodulação, eletroestimulação, bandagem elástica terapêutica e dispositivos de treinamento muscular respiratório.
Agende sua Consulta
Caroline Somera Marrafon
CRFa 2 – 16868
Especialidades
- Deglutição Adulto
- Deglutição Infantil
- Voz Clínica
- Paralisia Facial
- Pré e Pós Cirurgia Cabeça e Pescoço
- Amamentação e Alimentação Infantil
Camila Oliveira Bernardes
CRFa 2 - 16560
Especialidades
- Afasia
- Disartria e Apraxia Adultos
- Doenças Neuromusculares
- Trauma de Face
- Queimados
- Síndrome Apnéia Obstrutiva do Sono